Comportamento Sedentário VS Inatividade Física
- Duarte Santos

- 11 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Comportamento Sedentário e Inatividade Física, são a mesma coisa? NÃO!
O Comportamento Sedentário é descrito como qualquer comportamento realizado durante o período em que estamos acordados e há um gasto energético muito baixo. Algumas formas comuns de comportamento sedentário incluem ficar sentado durante muito tempo a ver televisão, a trabalhar no computador, a deslocar-se para o trabalho de carro, comboio, ou autocarro. Este comportamento encontra-se fortemente associado com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, cancro, disfunção cognitiva, redução da esperança média de vida e aumento da taxa de mortalidade.
Já a Inatividade Física consiste no não cumprimento das recomendações de Atividade Física da OMS: 150min. por semana em atividades como caminhadas em passo rápido, a prática de desporto, aulas de dança, exercício físico no ginásio ou corrida.
Segundo o Eurobarómetro (2018), 74% dos adultos portugueses "nunca" ou "raramente" faziam exercicio ou desporto e apenas 26% cumpriam com a recomendações.
De acordo com o Programa Nacional da Atividade Física, estima-se que, em Portugal, a inatividade física seja responsável por:
- 8% dos casos de doenças das coronárias;
- 11% dos casos de diabetes do tipo II;
- 14% dos casos de cancro da mama;
- 15% dos casos de cancro colorretal.
Estima-se também que 14% da mortalidade no nosso pais é atribuida à inatividade física.
Caso estejas interessado/a em quebrar com este tipo de comportamentos, fala comigo, talvez possa ajudar-te 💪
🏋🏻♂️🏋🏼♀️ 🏃🏻♂️🏃🏻♀️ #duartesantostrainer #gym #gymmotivation #gymnasium #faro #ptoutdoor #saúde #qualidadedevida #bemestar #atitudegymnasium #atividadefisica #treinopersonalizado #treinofuncional #pilates #força #cardio #potencia #resistencia #flexibilidade #mobilidade #exercicioemedicina #exercicioesaude #soscostas

.png)




Comentários